Arte das mãos

Gostaria de citar técnicas que têm sido muito utilizadas na produção de artesanatos. Todas elas além de criar presentes e enfeites, são utilizadas como hobby, oferecendo momentos de lazer. Traremos um breve conceito para seu conhecimento!

Tricot

Tricô consiste utilizar fios de fibra têxtil ou de lã que se entrelaçam em duas agulhas para formar algum objeto, geralmente roupas, toucas, luvas etc. Pode ser feito tanto a mão quanto em máquinas. É muito conhecida para produzir malhas, porém também pode ser utilizada para artesanatos diversos.

Amigurumi

Esse nome já lembra um termo japonês, não? Se pensou isso, você está certa! É uma técnica criada por japoneses em que são feitos bichos de pelúcia através da técnica de tricô ou crochê. A técnica chama a atenção pela beleza e por ser um costume muito relaxante! Você vai amar os resultados!

As pessoas que são adeptas do crochê se dão muito bem fazendo amigurumi. Mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe. Não é difícil aprender os pontos utilizados para a fabricação do amigurumi e, com prática, você logo estará dominando essa arte. Falaremos mais sobre eles daqui a pouquinho.

Crochê

Crochê significa “agulha” e, como o tricot, é uma antiga técnica que se utiliza agulhas e linhas para formar objetos como bolsas, cachecóis etc.

Uma das artes mais antigas e passadas de geração em geração. Essa nunca sai de moda!

Macramê

É uma tecelagem manual utilizada para gerar barrados de lençóis, cortinas e franjas. Curiosamente, macramê significa “nó” e foi criada a séculos atrás, apesar de ser oficia. É uma técnica que é feita com linha grossa que se entrelaçam, criando formas e desenhos específicos, muito utilizada para criar tapetes.

Bordados

Bordar significar criar figuras e desenhos através de fios, como se estivesse desenhando em um tecido porém não lápis ou tinta, mas por meio de lã, linho e outros tecidos.

Com linha, agulha e tecidos são feitas inúmeras formas em roupas, toalhas, fronhas etc. Desde desenhos ou letras, a prática de bordar se tornou popular já a muitas gerações passadas e têm sido praticada por muitos profissionais e amadores que utilizam a técnica como hobby.

E aí? Decidiu em qual você se especializará? Que esse artigo tenha ajudado você.

cuidados com sabonete artesanal
cuidados com sabonete artesanal